terça-feira, 26 de maio de 2009

Ciência no Mundo Mix

A ciência é essencial para que uma sociedade prospere. As melhorias a nível não só de tecnologia como também de conhecimento puro, têm contribuído para o nosso bem estar e melhor qualidade de vida. Para isso, basta pensar nos avanços científicos das ciências biológicas que se repercutiram em melhorias nas ciências biomédicas, como por exemplo no estudo da oncologia.
Apesar de todos estes avanços científicos, a ciência pode e deve ser acessível de compreensão a todas as pessoas. É aqui que entra a divulgação científica. O Instituto Gulbenkian Ciência (IGC) e a Associação Viver a Ciencia (VaC) irão realizar de 29 a 31 de Maio acções de divulgação científica destinadas a quem quer aprender, ou conhecer, um pouco mais desta área.
Se é um adulto interessado, se tem filhos pequeninos, se é um jovem que gosta de ciência, fica a sugestão para um dia bem passado em Lisboa. Trata-se de uma iniciativa destinada a todas as pessoas, de todas as idades.
Segue a Press Release de 21 de Maio de 2009:

"Extrair ADN de frutos com produtos domésticos, conhecer o cérebro humano, identificar características genéticas, ficar a saber tudo sobre a vida dos caracóis e fazer gelados com azoto líquido. Eis algumas das actividades de ciência que vão invadir o Mercado Mundo Mix, entre 29 e 31 de Maio, em Lisboa.

O Instituto Gulbenkian da Ciência (IGC) e a Associação Viver a Ciência (VaC) levam actividades de divulgação de ciência à 21ª edição do Mercado Mundo Mix, a realizar nos dias 29, 30 e 31 de Maio, no Castelo de São Jorge, em Lisboa.
Durante os três dias, entre as 12h e as 22h, as duas instituições apresentam actividades de divulgação de ciência e de angariação de fundos privados para a ciência, com o objectivo de envolver a comunidade científica, o sector privado e a sociedade em geral e proporcionar o diálogo entre cidadãos e investigadores.

Para esse efeito, serão exibidos pequenos filmes produzidos pelos investigadores nos seus laboratórios, reportagens sobre o IGC e seu impacto na comunidade social. A instituição apresentará também uma exposição de Bio-Arte, da responsabilidade de Marta Menezes e Maria Manuela Lopes. A VaC disponibiliza a visita à “Laboratório de Imagens”, exposição de arte e ciência que continua em itinerância pelo país.

No stand científico das duas instituições, os visitantes podem ainda experimentar extrair ADN de frutos utilizando produtos domésticos, participar em jogos interactivos em que identificam características genéticas que podem ser recessivas, comparar o modelo do cérebro humano com o modelo do cérebro do ratinho e aprender todas as curiosidades sobre a vida dos caracóis (sem os levar à panela) através do workshop “Caracol, caracol pões os pauzinhos ao sol”. Na cozinha podem sim fazer gelados com azoto líquido, esparguete de Agar e experimentar um cocktail molecular, três actividades com a assinatura do Cooking Lab.

A doação de fundos privados para a ciência pode ser efectuada através da compra de calendários de ciência e da colecção de postais resultante do projecto “Laboratório de Imagens”.

O Mercado Mundo Mix é um evento multicultural, ligado à cultura urbana e que apresenta novos talentos, novas ideias e novas tendências nas áreas das artes, música, moda e design, que já recebeu mais de dois milhões de visitantes. Nasceu há 15 anos no Brasil e está em Portugal desde 2003, com várias edições realizadas em Lisboa, Porto, Coimbra, Cascais e Lagos, chegando agora à sua 21ª edição, novamente no Castelo de São Jorge, em Lisboa."

Sem comentários: