Que melhor motivo para me estrear nesta nova aventura de escrita do que escrever uma pequena nota sobre quem vai ocupar grande parte dos meus dias nos próximos 6 meses?
Pois é, no próximo Sábado (12 de Fevereiro), 202 anos após o seu nascimento, celebra-se um pouco por todo o mundo o Dia de Darwin (http://www.darwinday.org/index.php).
O primeiro evento para celebrar esta efeméride teve lugar a 22 de Abril de 1995 na Universidade de Stanford, e foi promovido pelo Grupo de Estudantes Humanistas de Stanford e pela Comunidade Humanista. Nessa ocasião, Donald Johnson, famoso pela descoberta dos fósseis humanos mais conhecidos do mundo ('Lucy'), foi o responsável pela conferência "Darwin e as Origens Humanas", que reuniu cerca de 600 pessoas. Posteriormente, mudou-se a data da celebração de forma a coincidir com o aniverário de Charles Darwin, a 12 de Fevereiro. Desde então, são muitas as instituições públicas e privadas que organizam diferentes actividades de divulgação do conhecimento científico com motivo desta celebração.
Neste ano de 2011, a Universidade do Porto une-se às comemorações e, aproveitando a exposição "A Evolução de Darwin", promove um dia aberto de visita gratuita.
Para além disso, o biólogo Albano Beja Pereira (CIBIO) apresentará a palestra "A evolução dos animais domésticos segundo Darwin: O exemplo de como os Homens tambem foram domesticados". Esta conferência terá lugar no Jardim Botânico do Porto, onde também está patente a exposição, no Auditório Jardim às 17:30h; também com entrada livre.
Fica então aqui, uma vez mais, o convite para que apareçam pelo Jardim Botânico do Porto e disfrutem desta bela exposição e do seu entorno. Até lá!
Sem comentários:
Enviar um comentário