sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Ciência no Verão 2012


 
Caro leitor, quer realizar actividades de Ciência gratuitas, neste Verão?
Está decorrer, desde 15 de Julho até 15 de Setembro, a iniciativa Ciência Viva no Verão, promovida pela Ciência Viva. Estas actividades que estão a ser desenvolvidas em todo o país, são gratuitas e dirigidas a um público de todas as idades, dos avós aos netos.
Pode encontrar actividades laboratoriais, observação de estrelas, saídas de campo, visitas aos faróis, ateliers científicos para crianças e muito mais. Estas iniciativas são desenvolvidas por associações, jardins botânicos, universidades, e outras instituições.
Para inscrições e para ver que actividades ainda estão disponíveis, consultar o site: http://www.cienciaviva.pt/veraocv/2012/
 
Dois dos autores deste blog já foram monitores neste evento no ano passado, desenvolvendo actividades laboratoriais e saídas de campo.
Este ano participámos como visitantes. Deixo algumas fotografias da saída de campo de botânica e arqueologia, ao Cossourado e ao Corno de Bico.

Figura 1 - Povoado fortificado do Cossourado. Lia-se numa placa informativa do local: "Construído durante a Idade do Ferro, este povoado é estruturalmente dominado pelo seu forte sistema defensivo que circunda e protege a sua área habitacional."
Figura 2 - As ruínas no Cossourado. Os trabalhos arqueológicos têm-se vindo a desenvolver desde 1993. 
 
 Figura 3 - Passeio de Botânica, mas ainda com uma componente de arqueologia. No fundo à direita observa-se uma mamoa.

Nota: agradece-se divulgação. Estas actividades contribuem para o aumento da literacia científica da população.
A Equipa do Armarium Libri apoia a iniciativa Ciência Viva no Verão.
 

Sem comentários: