domingo, 16 de maio de 2010

Domingo - Ciência no Mundo Mix 10

O Castelo de São Jorge, em Lisboa, acolheu novamente este ano o Mercado Mundo Mix, iniciativa que teve a sua origem no Brasil e que propõe dar a conhecer o que de novo anda a ser feito nas áreas da arte, música, moda e design.
Para além das artes, também a Ciência esteve presente, através da Associação Viver a Ciência (VaC) e Instituto Gulbenkian Ciência (IGC). Esta iniciativa científica teve por objectivo aproximar a Ciência dos cidadãos, com o intuito de dar a conhecer o trabalho dos investigadores. Realizou-se a extracção de ADN de morango com recurso a reagentes caseiros e outras actividades interactivas com o público. Venderam-se canecas com imagens de observações microscópicas realizadas pelos cientistas (parceria IGC e Vista Alegre), assim como livros de divulgação científica dirigidos a um público mais jovem: "Os Amigos da Menina do Mar", "Caracol, Caracol, põe os pauzinhos ao sol!" e "À Descoberta das Conchas da Praia" (estes dois últimos dedicados à área da Malacologia - estudo dos moluscos).

Na foto: Investigadores do IGC e VaC no Mundo Mix 2010, no Castelo de S. Jorge, em Lisboa.

Mais informações:
Sobre o livro "Os Amigos da Menina do Mar": www.ipmalac.blogspot.com/2010/01/projecto-simbiontes.html 

Sábado - Feira do Livro

A minha ausência da Capital, por motivos profissionais, só agora me permitiu visitar a Feira do Livro de Lisboa. Posso dizer que foi um dia em cheio. Tendo aquirido no ano anterior "O Processo", de Franz Kafka, este ano consegui, finalmente, obter "A Metamorfose", do mesmo autor, a um bom preço. Após a leitura, abordarei o livro aqui no blog.
Esta feira não tem por único objectivo a venda de livros, mas também o contacto entre leitores e escritores. Deste modo, procurei usufruir da iniciativa na sua plenitude.
Encontrei, no espaço LEYA, o psicólogo Quintino Aires, autor de vários livros e presença diária na Antena3 com o programa "A Hora do Sexo". Tive a oportunidade de felicitá-lo pelo excelente serviço público que tem feito na rádio, contribuindo para uma melhor educação sexual dos portugueses, desmistificando alguns preconceitos, e abordando uma temática que, para muitos, ainda é tabu!
Tive ainda a oportunidade de ouvir o professor Carlos Fiolhais, Docente de Física na Universidade de Coimbra, a apresentar o livro "Big Bang", da autoria de Simon Singh, publicado pela Gradiva. Este é mais um livro da área da História das Ciências, que irei comprar em breve e que será analisado neste blog. É abordada a evolução de ideias e conceitos acerca da visão do lugar da terra no Universo e a origem e formação deste último, com a análise de várias questões levantadas ao longo de séculos de observações. No final, consegui ainda ser fotografado com o professor Fiolhais. De salientar, que este professor é também um grande divulgador científico, autor de diversas publicações e convidado para inúmeras palestras. Assina também o blog De RerumNatura: http://dererummundi.blogspot.com/ .

Na foto: Professor Carlos Fiolhais (Físico) e João Monteiro (Biólogo). Duas gerações de Cientistas e Divulgadores.

sábado, 15 de maio de 2010

80ª Feira do Livro de Lisboa III

A Feira do Livro de Lisboa não terminará neste Domingo (16 de Maio), como antes planeado e noticiado. Antes se prolongará até ao dia 25 de Maio (Domingo da semana que vem). Para mais informações, ver: http://feiradolivrodelisboa.pt/.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

80ª Feira do Livro de Lisboa II

O Armarium Libri já foi à Feira do Livro de Lisboa e trouxe de lá as seguintes recomendações de leitura:
    • Dicionário Bibliográfico Português (1858-1923), de Inocêncio Francisco da Silva (1810-1876) e continuado por Brito Aranha (1833-1914), reedição da Imprensa Nacional-Casa da Moeda: vários volumes de bio-bibliografias de autores portugueses em numerosas entradas muito pesquisadas da autoria de dois grandes bibliógrafos;
    • Nova História de Portugal, notável e inovadora obra colectiva em vários volumes dirigida por Joel Serrão (1919-2008) e A. H. de Oliveira Marques (1933-2007), contemplando todos os aspectos da vida portuguesa desde a Pré-História até 1975, incluindo temas pouco abordados da sociedade, da Editorial Presença (em publicação desde 1986);
    • Nova História da Expansão Portuguesa, obra colectiva dirigida pelos mesmos professores e nos mesmos moldes, sobre o descobrimento, povoação e vida nas colónias portuguesas, da Editorial Estampa (em publicação desde 1986);
    • Casa e Família - Habitar, Comer e Vestir na Europa Moderna, Raffaella Sarti, 1ªedição, Editorial Estampa, 2001 - obra muito bem escrita que junta e interpreta numerosos elementos da história da vida material em relação com as famílias na Europa dos séculos XVI-XVIII;
    • Estudos de Antropologia, 2 volumes de textos do antropólogo Jorge Dias (1907-1973), editados pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, com importantes dados conceptuais acessíveis ao público não especializado e com dois artigos interessantes sobre o carácter do povo português e a sua cultura;
    • AAVV, Primeiras Civilizações - Da Idade da Pedra aos Povos Semitas, dir. de Pierre Lévêque, Lisboa, Edições 70, 2009.

Com interesse para juristas:

  • Paulo Merêa (1889-1977), Estudos de História do Ensino Jurídico em Portugal (1772-1902), Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2005;
  • António Braz Teixeira, Sentido e Valor do Direito - Introdução à Filosofia Jurídica, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2006.

Assinalamos com agrado o regresso do pavilhão dos Açores, onde o leitor poderá encontrar a correspondência e a obra científica do naturalista e antropólogo Arruda Furtado e uma biografia do poeta Antero do Quental em dois extensos volumes, da autoria de Bruno Carreiro. Com interesse também, o pavilhão da Livraria Municipal de Lisboa, onde se encontram algumas raridades. Este ano, infelizmente, têm menos interesse os alfarrabistas, onde abundam obras de ficção, mas poucas monografias. No entanto, os preços aqui continuam relativamente convidativos. A Feira tem muitas actividades, entre debates e autógrafos dos autores. Para informações, ver http://feiradolivrodelisboa.pt/.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ciclo de Conferências "A Matemática e os seus Encantos"

Dez anos depois dos eventos comemorativos do Ano Internacional da Matemática (em 2000), a Fundação Calouste Gulbenkian de Lisboa, apresenta uma série de conferências, já iniciadas em Abril, que se prolongará até ao mês de Junho. Estão proximamente programadas as seguintes conferências:
  • Ultra Secreto! A Matemática nas Comunicações Confidenciais, por António Machiavelo, docente de Matemática da Faculdade de Ciências do Porto e especializado em Teoria Algébrica dos Números, no dia 19 de Maio de 2010, às 18h00, no Auditório 2;
  • Simetria Passo a Passo, sobre a simetria dos objectos com que convivemos, por Ana Cannas da Silva, Professora Associada do Instituto Superior Técnico, investigadora na Universidade de Princeton, com estudos feitos na área da Geometria, no dia 23 de Junho de 2010, às 18h00, no Auditório 2.

Para mais informações, ver: http://www.gulbenkian.pt/index.php?object=160&article_id=2376&cal=eventos.

80ª Feira do Livro de Lisboa

Já está aberta no Parque Eduardo VII a 80ª Feira do Livro de Lisboa, que terminará no dia 16 de Maio. Os leitores poderão visitar o espaço de 2ª a 6ª feira, entre as 12h30 e as 23h30, aos Sábados, Domingos e feriados entre as 11h00 e as 23h30. Para mais informações, ver: http://feiradolivrodelisboa.pt/.