quinta-feira, 12 de novembro de 2009

C. Darwin e F. Kafka

Na continuação das celebrações dos 200 anos do nascimento de Charles Darwin, e dos 50 anos da sua obra “A Origem das Espécies”, divulga-se mais uma iniciativa no âmbito da Evolução.


Está em cena no Teatro da Trindade a peça “A Conferência de um Macaco”, baseada na obra “Relatório a uma Academia” (1917), de Franz Kafka (1883-1924). Esta apresentação estará patente de 29 de Outubro a 20 de Novembro, às 15h.


A Conferência ...

A incrível história de um macaco que em 5 anos deixa de o ser. O ex-macaco apresenta-se perante nós vestido elegantemente, no apogeu da sua carreira e dá uma conferência descrevendo em linhas gerais o percurso e o estado actual da sua evolução — desde a captura em África, passando pelo circo, pelos espectáculos de variedades, a educação intensa e concentrada que recebeu — até chegar ao nível de cultura e urbanidade de um Europeu.

Com muito humor e uma certa dose de crueldade, numa perspectiva insólita, aborda as questões do evolucionismo. Sem fins didácticos, sem vincular conhecimentos científicos exactos, o legado de Darwin pela pena de Kafka é sintetizado num genial relato na primeira pessoa.

Nesta conferência o ex-símio, dá conta da sua experiência pessoal: uma amálgama concentrada dos mecanismos da evolução. Um mergulho frio e consciente no mistério da passagem dos primatas a Homo sapiens sapiens, da irracionalidade à racionalidade, da animalidade à humanidade, da natureza à cidade...” – informação retirada do PDF de divulgação, p.2.

Para mais informações consultar:






Ficha artística:

A partir da obra de Franz Kafka

Dramaturgia e encenação: Annalisa Bianco, Virginio Liberti, A. Pinheiro

Com: Amândio Pinheiro

Biólogos: André Levy, Francisco Branco

Vídeo: João Leal, José Pedro Magano

Mascaras: Elena Veggetti, Marco Picarreda

Som: Otto Rankerlott

Produção: Sara Paz

Direção Técnica: Filipe Pinheiro

Comunicação: Olívia Justo Coelho

Imagem: Maria Abreu

Duração: 35 min.

Sem comentários: