segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Física a brincar


A Ciência pode ser ensinada de maneira divertida através de palestras interactivas, de aulas práticas cativantes, de visitas a museus de ciência, ou com recurso a livros de divulgação interessantes. Claro que também pode ser ensinada com recurso ao humor, e como prova disso deixo a seguinte anedota e respectiva explicação:

"Einstein, Newton, Pascal, Galileu Galilei, entre outros grandes nomes da Física, estavam a brincar às escondidas. Era a vez de Einstein começar a contar enquanto os demais se escondiam.

Todos conseguiram um esconderijo com excepção de Newton, que tentou esconder-se atrás do sofá, mas levou um “chega pra lá” de Pascal:

- eu já estou aqui, vai-te esconder noutro lugar!.

Tentou então atrás da cortina, mas lá estava Galileu.

Sem opção de esconderijo, Newton pegou num giz e desenhou um quadrado com arestas iguais a 1 metro no chão da sala, e ficou ali, em cima do quadrado.

Einstein termina a contagem e encontra Newton rapidamente:

- Newton, já te achei pá, então não te escondeste?!

- Opá!!! espera aí, mas eu sou Pascal!!!


Explicação: 1Pa (um pascal) é uma medida de Pressão, no Sistema Internacional (SI), equivalente à força de 1N (um newton) aplicada uniformemente sobre uma superfície de 1 m2.

Divulgar a Evolução


Por vários dos autores serem biólogos, já aqui escrevemos sobre sobre a temática da evolução das espécies e sobre o naturalista Charles Darwin. Já apresentámos textos explicativos e já sugerimos a leitura de excelentes livros de divulgação sobre o tema. Trago agora um vídeo musical para complementar os trabalhos anteriores, que merece ser visionado.
No video em baixo reecontramos o grande divulgador de ciência David Attenborough, a quem já nos habituámos a ver e a ouvir nos documentários da BBC sobre a vida selvagem; e o biólogo britânico Richard Dawkins. O título da música, "The Greatest Show on Earth", é uma homenagem ao trabalho de divulgação de Dawkins, que escreveu um livro com o mesmo nome, em 2009. O livro está traduzido para português, com o título "O espectáculo da vida".



Combate à Fraude


Quando este blog foi criado, os fundadores tinham em mente a divulgação de conhecimento factual e com recurso a fontes fidedignas, de modo a promover o conhecimento e lutar contra a ignorância. Este espaço pretende ser um local instrutivo, de partilha de saberes que vamos adquirindo ao longo da nossa formação ou actividade profissional, na esperança de que a informação aqui colocada seja, de algum modo, útil aos nossos leitores.

Na foto: Neil deGrasse Tyson, astrofísico, director do Planetário Hayden e divulgador de ciência.
Tradução: Literacia Científica é a vacina contra os charlatães do mundo que iriam explorar a sua ignorância.

Na senda do trabalho que temos vindo a desenvolver, passaremos a prestar alguma atenção a mitos e a pseudociências enraizadas nalguns segmentos menos esclarecidos da nossa sociedade. Denunciaremos casos que consideremos flagrantes e tentaremos esclarecê-los. Há vários casos de pseudociências que, de uma maneira ou de outra, poderão ser prejudiciais aos indivíduos ou à sociedade, e portanto devem ser apontados e clarificados. A título de exemplo, refiro-me à opção pela homeopatia em vez da medicina convencional (1), a astrologia e o tarot, e a negação da ciência, só para citar alguns temas - muitos dos quais podem ser considerados fraudes.

A propósito deste post, deixo uma animação humorística que retrata também esta preocupação. Resumidamente, trata-se de um diálogo poético entre Tim Minchin, um rapaz racional e defensor do conhecimento científico, e "Storm", uma rapariga que  é o reflexo do típico negacionista da ciência.



(1) - A temática homeopática já foi aqui abordada no nosso blog, mas continuaremos a prestar mais atenção ao assunto.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Webinar "Casa das Ciências" - 12 de janeiro


É já amanhã que o coordenador (Prof. José Ferreira Gomes) e o sub-coordenador (Eng. Manuel Silva Pinto) da Casa das Ciências vão fazer uma apresentação deste projeto sob a forma de um webinar, um seminário online. Já aqui tive ocasião de escrever sobre a Casa das Ciências, o portal Gulbenkian para professores de Ciências, onde todos os professores de ciências podem encontrar REDs (recursos educativos digitais) para as suas aulas e também partilhar os seus próprios recursos com a comunidade de professores lusófona.

Imagens de alguns REDs disponíveis na Casa das Ciências



Para quem quiser saber mais, só precisa então de um computador com ligação à Internet e de entrar no site dedicado da DGIDC, a Direçao-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação, amanhã, 12 de Janeiro de 2012, pelas 15:00h (GMT). O webinar  "O Universo da Casa das Ciências – Portal Gulbenkian para Professores" terá a duração aproximada de uma hora e será possível colocar questões aos oradores através da direção de email webinar@dgidc.min-edu.pt.

Este é o resumo que se encontra no site da DGIDC:


"Numa primeira parte serão apresentados os fundamentos do projeto e serão mostrados exemplos dos seus conteúdos, a saber, RED’s (Recursos Educativos Digitais) de diferentes áreas científicas, entradas da WikiCiências, enciclopédia on-line sobre ciência, e imagens do Banco de Imagem.
Numa segunda parte será feita a descrição da metodologia de avaliação, validação e publicação dos RED’s numa perspectiva de funcionamento de um BackOffice autónomo."


Todos os interessados estão naturalmente convidados!


A Casa das Ciências está também presente no Facebook, aqui.