sábado, 15 de outubro de 2011

Uma Casa para os professores de ciências...e não só



Nasceu em 2008, foi apresentada ao mundo em 2009, chama-se [simplesmente] Casa das Ciências e é o Portal Gulbenkian para Professores. Com já três aninhos de funcionamento e crescimento é, no entanto, um projeto ainda desconhecido por muitos elementos do seu principal público-alvo: os professores de ciências.



Aqui fica então uma breve nota sobre este interessante projeto apoiado pela Fundação CalousteGulbenkian e que tem o seu Gabinete Coordenador localizado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, dirigido pelo Prof. Doutor José Ferreira Gomes, catedrático de Química.

O Portal surge na lógica da Fundação Calouste Gulbenkian de apoio à educação em Portugal, tanto na elaboração de conteúdos como no apoio a docentes, pretendendo ser um “veículo integrador e amplificador dos esforços atuais na utilização das tecnologias da Informação no processo de Ensino/Aprendizagem feitos por agentes muito diversos cujos resultados se encontram dispersos”.
 
A Casa das Ciências tem, neste momento, três vertentes de ação, representadas no Portal em três secções diferentes: Materiais, Banco de Imagem e WikiCiências.

A secção dos Materiais constituiu o primeiro passo deste projeto e ainda hoje representa o seu maior esforço. Nesse espaço, os utilizadores registados (o registo e download de materiais é gratuito), encontrarão materiais diversos que podem ser usados pelos professores (ou divulgadores) de ciência e estes são “materiais que os próprios professores consideram úteis e eficazes para a sua atividade profissional”. Também neste espaço, os professores “podem trocar ideias sobre esses materiais e o modo de os usar; será também um sítio onde […] partilharão as suas experiências”. É objetivo primordial do Portal oferecer aos professores das diferentes áreas científicas (Biologia, Geologia, Química, Física e Matemática), desde o ensino básico até aos primeiros anos do ensino superior, ferramentas digitais de qualidade e em português. Nesse sentido, todos os materiais submetidos pelos utilizadores passam por um processo de avaliação por pares (peer review), tanto a nível científico como pedagógico. Para além disso, muitos dos materiais que lá se podem encontrar proveem de portais estrangeiros de qualidade reconhecida e foram traduzidos para o nosso idioma, com autorização dos seus responsáveis. Para fomentar a “produção nacional”, a Casa das Ciências atribui também bolsas a projetos de criação de novas ferramentas digitais e, anualmente, o Prémio Casa das Ciências (que é atribuído ao autor do material original publicado no Portal selecionado pelo júri pela sua qualidade).

Um dos mais recentes projetos apoiados pela Casa das Ciências, “Eu e o Meu Corpo”, desenvolvido pela Equipa de Ciências da Comunicação do Instituto Gulbenkian de Ciência, recebeu recentemente um galardão internacional, o prémio Ciencia en Acción 2011. Para além do vídeo, no Portal encontram-se também documentos de apoio para o professor tirar o melhor partido desta ferramenta, que é dirigida principalmente a crianças de 7-12 anos. Aqui fica o vídeo:


 


Os “filhos” mais jovens deste projeto são o Banco de Imagens e a WikiCiências.

O Banco deImagens está integrado no Portal principal e é possível a qualquer utilizador submeter imagens que pense serem relevantes para o ensino das ciências e que passarão por uma revisão editorial feita por um cientista da área em questão. Depois de publicadas, as imagens ficam disponíveis para download com uma licença Creative Commons (uso com atribuição da autoria). Neste momento, existem já mais de 300 fotos disponíveis na área da Biologia, mas é importante que se disponibilizem também imagens relacionadas com as outras ciências. Aqui fica o apelo!

Uma das imagens disponíveis no Banco de Imagens.

Quanto à WikiCiências, esta pretende ser uma enciclopédia on-line de referência para a consulta de termos relacionados com a ciência, em português e, claro, com validação por especialistas de cada uma das áreas científicas representadas. Precisamente por este último motivo, inicialmente, as entradas foram escritas por professores universitários convidados. Atualmente, todos os utilizadores registados na wiki e com uma página pessoas biográfica válida (vejam as instruções) podem submeter os seus textos, mas estes passarão necessariamente, tal como os demais materais, por um escrutínio antes da sua eventual publicação. Desta forma, o Portal garante a qualidade científica dos conteúdos lá presentes. Para consultar as entradas já existentes não é necessária qualquer autenticação.

É, como espero poder ter transmitido, um projeto interessantíssimo, com muito valor para os educadores das áreas científicas, onde se congregam uma série de ferramentas que podem ser aplicadas na sua atividade docente. A maioria das ferramentas é simples de utilizar e muito útil. Reforço, uma vez mais, o caráter gratuito de todas as valências da Casa das Ciências!


 
NOTA: Ao contrário do que acontece no Banco de Imagens, a Biologia, que me diz respeito de uma forma mais particular, está subrepresentada na secção de Materais. Espero que os leitores deste blog, da área biológica e de qualquer outra, se animem a fazerem uma visita ao Portal, se registem e, quem sabe, colaborem comalgum material que queiram partilhar.
 

Sem comentários: