quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Livro sobre Neurociências

"A Alma está no Cérebro" é um livro sobre neurociências, da autoria de Eduardo Punset, ao estilo dos livros de divulgação do neurocientista português António Damásio.
É o primeiro capítulo que dá o título ao livro, e em que se faz uma contextualização histórica do estudo da mente e da evolução do conceito de alma - o que hoje denominamos de alma tem um significado diferente do que teria na Idade Média, por exemplo; e o estudo da alma, mais concretamente o estudo das emoções, do cérebro e da questão do Eu, encontra-se no ramo das neurociências, levando o autor a concluir com base nisto, e justificando no final do capítulo, que a alma poderá não ser mais que o resultado das reacções físico-químicas (incluindo acção de hormonas, portanto, também biológicas) que ocorrem no cérebro. Aliás, todo este livro trata de uma análise a este importantíssimo órgão do nosso corpo.
Para além da contextualização histórica, há outros capítulos extremamente interessantes abordados neste trabalho, nomeadamente o tema da lavagem ao cérebro (capítulo 6) e manipulação de pessoas, assim como a análise à mente do psicopata e índoles violentas (capítulos 9 e 10), ou outras temáticas como a educação emocional (capítulo 8), inteligência criativa (capítulo 11), a relação cérebro e linguagem (capítulo 14) e os efeitos nefastos da depressão para o cérebro (para além da vida pessoal, obviamente) (capítulo 15).
Como livro de divulgação que é, pode ser compreendido por qualquer leigo no assunto, mas arrisco dizer, que é de particular interesse para biólogos, psicólogos, médicos ou investigadores (principalmente em neurociências).

Fonte:
Eduardo Punset, "A Alma está no Cérebro - Uma radiografia da máquina de pensar", Publicações Dom Quixote, Alfragide, 2008 - tradução de João Pedro George

2 comentários:

vial disse...

Gostei da indicação!

João Lourenço Monteiro disse...

Olá Vial.
Agradecemos os comentários que tem deixado no blog ;)
Se houver algum tema em especial que gostasse de ver abordado, deixe-nos a sugestão.
Com os melhores cumprimentos,
João Monteiro