"[O Portugal Atlântico] É por excelência a região das romarias, onde o povo vai adorar os santos em dias determinados e sempre em ar de festa e alegria. Sobretudo durante o Verão são inúmeros os santos que se visitam de maneira sempre festiva. As famílias dirigem-se a pé para o lugar da romagem: capela, igreja ou santuário, com as suas merendas e, muitas vezes, com instrumentos de música para alegrar a jornada e para a festa profana que se segue à visita aos templos e às orações devotas.", Jorge Dias, Estudos de Antropologia, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1990, pp. 170-171.
Notas:
1.A obra citada integra vários trabalhos de Jorge Dias (1907-1973). A citação vem de um artigo inicialmente publicado em 1960 nos Estudos e Ensaios Folclóricos em Homenagem a Renato de Almeida, Rio de Janeiro, e intitulado "Tentâmen de fixação das grandes áreas culturais portuguesas;
2.A imagem é do Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa e foi reproduzida em Joaquim Vieira, Portugal Século XX - Crónica em Imagens 1900-1910, Círculo de Leitores, 1999, p.109.
Sem comentários:
Enviar um comentário