segunda-feira, 10 de junho de 2013

Casa Centenária do Porto invadida por animais


Está patente uma nova exposição no Jardim Botânico do Porto, intitulada “Invasão da Casa Andresen – Animais de Museu”. Aí poderão ser vistos animais exóticos em poses naturais e em equilíbrios impossíveis: felídeos a caçar impalas, cervídeos a combater pela posse de território, ou cabras a saltarem pelo átrio central.

Se as imagens em si são espetaculares e extremamente vívidas, ainda há que dizer que todo o piso térreo, onde se encontram os animais, está às escuras. O objetivo é suscitar diferentes emoções e sensações junto de que quem vai à exposição. Para isso, os visitantes são convidados a explorar o local com o auxílio de lanternas.

No piso superior, pode conhecer melhor a técnica de taxidermia que permitiu reconstituir estes animais. As criaturas aqui expostas pertencem à coleção do taxidermista António Perez, responsável por este trabalho. De salientar que os animais não foram capturados para este efeito, mas adquiridos junto de instituições credenciadas, após a morte natural, ou por acidente, das mesmas.

Invasão da Casa Andresen | Animais de Museu
Imagem retirada do site da exposição

Sobre a Taxidermia
A taxidermia é o processo de preservação da forma da pele e reconstituição de um animal após a sua morte. Os animais assim conservados podem vir a fazer parte de uma coleção científica ou permanecer em exposições. As mais recentes técnicas de taxidermia recorrem a conhecimentos de diferentes áreas como a biologia, etologia, anatomia comparada, química, mas também artes plásticas.


Nos Media:
Outros, ver aqui

1 comentário:

Rocio disse...

é uma pintura extraordinária. é uma informação muito interessante sobre animais exóticos. eles consomem comida diferente do que o alimento do animal de estimação. animais de estimação consumem Total Alimentos, animais exóticos teria de descobrir o que eles comem.