domingo, 16 de novembro de 2008

Cultura: Da Livraria Bulhosa até à FNAC

Enquanto membro do BioCEL (núcleo de estudantes de Biologia da Lusófona), foi da minha responsabilidade a organização do BioCafé, que consistia em palestras dadas de um modo informal, por investigadores convidados sobre a sua área de pesquisa.
Estas conferências foram realizadas na Livraria Bulhosa, no Campo Grande. O responsável por este tipo de actividades na Bulhosa, o sr. A. D., tinha uma interessante visão da cultura. Dizia ele: "A livraria não deve ser somente um local de comércio de livros. É um lugar de cultura, que deverá manifestar-se nas suas diversas formas." Portanto, foi com a maior das amabilidades que acolheu o nosso projecto do BioCafé, como anteriormente acolhera pequenos concertos de jovens músicos, ou leitura de contos para crianças.
Esta ideia de algo mais que uma livraria agradou-me bastante. É uma diferente maneira de levar cultura às pessoas, cultura essa, nas suas mais diversas formas. Atitude semelhante, teve a FNAC, que para comemorar os seus 10 anos de existência em Portugal, ofereceu bilhetes para um concerto no dia 14 de Novembro no Pavilhão Atlântico, no parque das nações.
Neste concerto actuaram grupos como "Peixe: Avião", "Deolinda", passando por "Rita Redshoes", "Clã", até aos veteranos "Xutos & Pontapés".
Deixo como sugestão, a passagem pelo link http://br.youtube.com/watch?v=mb3Kh94XnLo, para ouvir uma nova interpretação do fado pelo grupo "Deolinda", uma revelação.

Sem comentários: