domingo, 16 de maio de 2010

Sábado - Feira do Livro

A minha ausência da Capital, por motivos profissionais, só agora me permitiu visitar a Feira do Livro de Lisboa. Posso dizer que foi um dia em cheio. Tendo aquirido no ano anterior "O Processo", de Franz Kafka, este ano consegui, finalmente, obter "A Metamorfose", do mesmo autor, a um bom preço. Após a leitura, abordarei o livro aqui no blog.
Esta feira não tem por único objectivo a venda de livros, mas também o contacto entre leitores e escritores. Deste modo, procurei usufruir da iniciativa na sua plenitude.
Encontrei, no espaço LEYA, o psicólogo Quintino Aires, autor de vários livros e presença diária na Antena3 com o programa "A Hora do Sexo". Tive a oportunidade de felicitá-lo pelo excelente serviço público que tem feito na rádio, contribuindo para uma melhor educação sexual dos portugueses, desmistificando alguns preconceitos, e abordando uma temática que, para muitos, ainda é tabu!
Tive ainda a oportunidade de ouvir o professor Carlos Fiolhais, Docente de Física na Universidade de Coimbra, a apresentar o livro "Big Bang", da autoria de Simon Singh, publicado pela Gradiva. Este é mais um livro da área da História das Ciências, que irei comprar em breve e que será analisado neste blog. É abordada a evolução de ideias e conceitos acerca da visão do lugar da terra no Universo e a origem e formação deste último, com a análise de várias questões levantadas ao longo de séculos de observações. No final, consegui ainda ser fotografado com o professor Fiolhais. De salientar, que este professor é também um grande divulgador científico, autor de diversas publicações e convidado para inúmeras palestras. Assina também o blog De RerumNatura: http://dererummundi.blogspot.com/ .

Na foto: Professor Carlos Fiolhais (Físico) e João Monteiro (Biólogo). Duas gerações de Cientistas e Divulgadores.

Sem comentários: