segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Combate à Fraude


Quando este blog foi criado, os fundadores tinham em mente a divulgação de conhecimento factual e com recurso a fontes fidedignas, de modo a promover o conhecimento e lutar contra a ignorância. Este espaço pretende ser um local instrutivo, de partilha de saberes que vamos adquirindo ao longo da nossa formação ou actividade profissional, na esperança de que a informação aqui colocada seja, de algum modo, útil aos nossos leitores.

Na foto: Neil deGrasse Tyson, astrofísico, director do Planetário Hayden e divulgador de ciência.
Tradução: Literacia Científica é a vacina contra os charlatães do mundo que iriam explorar a sua ignorância.

Na senda do trabalho que temos vindo a desenvolver, passaremos a prestar alguma atenção a mitos e a pseudociências enraizadas nalguns segmentos menos esclarecidos da nossa sociedade. Denunciaremos casos que consideremos flagrantes e tentaremos esclarecê-los. Há vários casos de pseudociências que, de uma maneira ou de outra, poderão ser prejudiciais aos indivíduos ou à sociedade, e portanto devem ser apontados e clarificados. A título de exemplo, refiro-me à opção pela homeopatia em vez da medicina convencional (1), a astrologia e o tarot, e a negação da ciência, só para citar alguns temas - muitos dos quais podem ser considerados fraudes.

A propósito deste post, deixo uma animação humorística que retrata também esta preocupação. Resumidamente, trata-se de um diálogo poético entre Tim Minchin, um rapaz racional e defensor do conhecimento científico, e "Storm", uma rapariga que  é o reflexo do típico negacionista da ciência.



(1) - A temática homeopática já foi aqui abordada no nosso blog, mas continuaremos a prestar mais atenção ao assunto.

Sem comentários: