quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Documentários e sereias


Eu sou da opinião que os media têm o dever ético de informar as pessoas. No entanto, vemos frequentemente que por vezes passam programas de desinformação. Isto é tanto mais grave quando falamos de documentários sobre ciência. E é grave porque vai causar confusão na cabeça das pessoas, que esperando obter conhecimento e informação fidedigna, acabam muitas vezes por receber informação errónea, pseudocientífica ou por vezes anti-científica. Isto remete para um documentário sobre sereias, que são, como devemos saber, criaturas mitológicas. Ora, parece que passou um documentário sobre a existência de sereias num canal de ciência! O que passou despercebido a muita gente é que se tratava de um programa de ficção, mas que muitos terão interpretado como baseado em investigação científica credível. É por estas e outras, que a compreensão de ciência por parte dos leigos se torna confusa.

Eduardo Bessa, zoólogo brasileiro, desmonta rapidamente o documentário. Pode ler aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

eu ja acho o contrario acho que elas se existem nao devem se mostrar,e eu acredito fielmente que existe SEREIAS assim como muitos outros seres inemaginaveis no fundo do mar.