sexta-feira, 26 de junho de 2009

Fora os Dinossauros. Apenas sobre Sexo e Darwin.

O post do meu colega, Rui Castanhinha, foi escrito em boa altura, pois vai servir de ponte de ligação a dois livros, os quais hoje vou divulgar. Uma vez que o Rui é que é o paleontólogo, vou deixar os dinossauros com ele, e hoje vou escrever só sobre sexo e Darwin. Ou melhor, de um modo mais geral, sobre dois temas indissociáveis, a Biologia e o Sexo.

O primeiro livro que aqui trago, é da autoria da Doutora Clara Pinto Correia, com o título “A maravilhosa aventura da vida”. O tema abordado, já carecia de divulgação e peca por tardia. Este é um livro dirigido a todo o público, e de um modo simples e directo, ao bom estilo que a professora Clara nos tem habituado nos seus livros de divulgação científica, explica muitos dos conceitos da Biologia do Desenvolvimento, disciplina que me é particularmente querida, por ser essa a minha especialização.
O que poderão encontrar neste livro? Formação de embriões a partir dos gâmetas (células sexuais), alguns eventos genéticos que ocorrem após a fertilização, formação de novos organismos, e muitas curiosidades sobre o mundo vivo e a história das ciências. Para quem é da área, é sempre bom relembrar a teoria.

O segundo livro que proponho divulgar, é o mesmo referido anteriormente pelo Rui. Da autoria de Charles Darwin (1809-1882), foi recentemente traduzido um dos seus mais importantes livros “A Origem do Homem e a Selecção Sexual”.
Apesar de em “A Origem das Espécies” (1859) Darwin estudar a temática da evolução, ele não aborda a evolução humana, dizendo apenas que mais tarde será feita luz sobre este tema. Com o passar dos anos, outros cientistas influenciados pelo estudo da evolução, querem debruçar-se sobre a evolução humana. Darwin já tinha muitos dados sobre este assunto, que havia recolhido ao longo de vários anos, e achando esta uma altura propícia, publica o livro em 1871 (Inicialmente em dois volumes. Em 1874 o trabalho foi reunido num só volume).
O livro encontra-se dividido em três partes: “A genealogia ou a origem do Homem”, “A selecção sexual” e “A selecção sexual relativamente ao Homem e conclusão”.
Esta é uma obra traduzida, em jeito de celebração dos 200 anos do nascimento do naturalista britânico Charles Darwin. Um grande obrigado à nossa colega Doutora Susana Varela, pela dedicação e empenho na tradução desta majestosa obra.


Referências:
Clara Pinto Correia, “A maravilhosa aventura da vida”, Editorial Presença, Lisboa, 2009
Charles Darwin, “A origem do Homem e a selecção sexual”, Relógio d’Água Editores, Lisboa, 2009 – Tradução de Susana Varela.

Sem comentários: