quarta-feira, 17 de junho de 2009

"Lord of the Flies"

Sobre o livro:

O livro “O Deus das Moscas”[1], de William Golding, retrata a vida de um grupo de jovens que se encontra numa ilha. Sendo eles os únicos sobreviventes de um desastre de avião, sem a presença de qualquer adulto, como será que irão sobreviver? Esta é apenas uma das inúmeras questões que se colocam à medida que vamos desvendando o enredo, página após página.
Perante o livro, o leitor é remetido para a mesma realidade daqueles jovens. Estão juntos numa ilha isolada. À sua volta só existe um infinito oceano. Não possuem meios de fuga. Alimentam-se do que a natureza tem para oferecer. Como se sentirá uma criança ou um jovem numa situação destas? Como confrontará os seus medos? E se o medo se tornar generalizado? Como enfrentar esse terror ao cair da noite, quando só as trevas são perceptíveis e de pouco servem os sentidos, em particular a visão? Questão importante: conseguirão manter a ordem social, ou aproximar-se-ão de um estado selvagem? Qual a ordem que irá prevalecer quando é o medo que governa?
Este é um livro rico em símbolos e metáforas. Desafio o leitor, enquanto estiver a ler o livro, a associar alguns valores sociais e morais às personagens. O que representarão o Ralph, o Piggy e o Jack? Quais os significados que poderão ser atribuídos ao búzio e aos óculos? E os diversos elementos naturais que iremos encontrar ao longo do texto?
Creio que já muitos leitores, pensadores ou académicos se debruçaram sobre esta obra. No entanto, acredito que continua a ser um bom tema de debate, pois, como diria a minha antiga professora de filosofia: “É um tema que dá pano para mangas”.
Após ter realizado uma ligeira pesquisa sobre este livro, encontrei várias referências que afirmavam que temas semelhantes se podiam encontrar noutros livros ou filmes. Fui indagar. Terminei de assistir a um desses filmes, intitulado em português “Nevoeiro Misterioso”[2]. Nesta película, conhecemos a estória de uma neblina pouco comum que, após uma tempestade, se vai aproximando da cidade. Na manhã a seguir à tempestade, a população acorre ao supermercado para adquirir os bens necessários. Enquanto as pessoas fazem as suas compras e colocam a conversa em dia, a misteriosa neblina envolve o exterior do estabelecimento. O suspense inicia-se quando um homem, a sangrar, entra no supermercado, vindo da neblina, e afirma que existe algo monstruoso lá fora. É aqui que começam as semelhanças com o livro. A população encontra-se isolada no supermercado, como os jovens encontram-se isolados na ilha. O exterior do supermercado está rodeado de nevoeiro, assim como a ilha está rodeada de mar até onde a vista alcança. Os adultos sentem-se vulneráveis por a visão não lhes ser útil no nevoeiro, assim como os jovens se sentem vulneráveis por a visão não lhes ser útil quando anoitece. Colocam-se questões semelhantes às do livro: conseguirão controlar-se ou aproximar-se-ão de um estado primitivo?, como irão reagir perante um medo generalizado? Este é, pois, um filme que se vê melhor após a leitura do livro da autoria de Golding. Como nota final, tema semelhante pode encontrar-se também, entre outras obras, no “Ensaio sobre a Cegueira”, do português José Saramago.


Sobre o autor:

William Golding (1911-1993) estudou Literatura Inglesa, em Oxford, e após isso tornou-se professor. Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu na Royal Navy. Antes da Guerra havia publicado um livro de poemas, mas só após o seu regresso é que se afirma como grande romancista aquando do seu primeiro romance, “O Deus das Moscas”, que foi considerado um gigantesco sucesso pela crítica internacional, tendo-lhe valido o Prémio Nobel da Literatura. Outras obras do mesmo autor: “Os Herdeiros” (1955), “Pincher Martin” (1956), “Borboleta de Latão” (1958), “Queda Livre” (1959) e a trilogia: “Ritos de Passagem” (1980), “Abordagem” (1987) e “Fogo no Porão” (1989).
Como curiosidade, Golding conheceu o cientista James Lovelock, e juntos discutiram a hipótese que Lovelock andava a trabalhar de que a matéria viva do planeta Terra poderia funcionar como um ser único, e foi Golding que sugeriu a designação de Hipótese Gaia, baseado na deusa da Terra encontrada na mitologia Grega.

[1] No original “Lord of the Flies”, publicado originalmente em 1954.
[2] No original “The Mist”, baseado numa obra com o mesmo nome, do escritor, considerado o mestre do terror, Stephen King.
Referências:
William Golding, "O Deus das Moscas", 2ª edição, Publicações Dom Quixote, Alfragide, 2008 - Tradução: Manuel Marques

Sem comentários: