quarta-feira, 22 de julho de 2009

Para além da ciência


É interessante colocar a questão: “Como vê um cientista?”. Esta pergunta é feita, várias vezes, no blog dos “cientistas ao palco” e do c.q.d. O que será, para um leigo, um cientista? Talvez um indivíduo que se dedica à pesquisa laboratorial, dias inteiros a trabalhar com tubos de ensaio, caixas de Petri, ou mais recentemente analisando sequenciações de DNA, ou ainda trabalhando com células estaminais. Ou ainda, em alternativa, dedicando-se ao trabalho de campo, fazendo inúmeras observações, outras tantas anotações, e ocasionalmente recolhas de material botânico ou faunístico. Ou um trabalho misto, de campo e laboratorial.
Mas um cientista é ainda mais do que estas possíveis definições. Um cientista é, antes de mais, um ser humano e, por isso, tem outros interesses, outras paixões, outras preocupações. Cada vez mais pessoas estão a dar mais importância à cultura, e os cientistas não são excepção. Há cientistas a dedicarem-se ao teatro, à stand-up comedy, à escrita e à divulgação científica.
Deste modo, adicionámos às nossas sugestões da blogosfera (à esquerda) os endereços dos cientistas ao palco e do c.q.d..

Sem comentários: