sexta-feira, 26 de março de 2010

A Economia e a Universidade

Deixo aqui a sugestão de dois livros que li recentemente.

O primeiro, intitulado Economia para todos, aborda, de um modo simples e abrangente, os conceitos básicos para uma boa compreensão da economia. Parece-me de importante leitura atendendo aos tempos que correm, em que a economia e as contas do país estão na ordem do dia. Um cidadão bem informado torna-se capaz de emitir opiniões bem fundamentadas.
Este livro começa por dar a conhecer a macroeconomia; aborda a questão do dinheiro e a sua relação com as taxas de juro, as taxas de câmbio e a inflação; no capítulo que mais me cativou aborda a importância da expectativa dos consumidores e a sua relação com a inflação, o produto e outras variáveis macro. A segunda parte do livro é dedicada a alguns tópicos sobre o histórico e a mecânica económica de onde saliento os capítulos sobre os fundamentos do cálculo do PIB, do PNB, da depreciação e uma atenção particular dada ao investimento, poupança e empréstimos externos.
É importante referir que David Moss, o autor deste livro, não teve a ambição de tornar o leitor um expert em economia, mas apenas fornecer-lhe algumas bases para a compreensão do mundo que o rodeia.

O segundo livro, de leitura mais fácil e rápida, mas igualmente interessante, é intitulado O Futuro Inventa-se, da autoria de António Câmara, docente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL) e fundador da empresa YDreams. Ganhou o Prémio Pessoa em 2006.
Neste pequeno livro, fala da sua experiência universitária e reflecte sobre os desafios no ensino, na investigação científica e para o empreendedorismo universitário. Ao longo da leitura é analisado o que está a ser feito nas universidades, a aposta que deve ser feita na criatividade e no empreendedorismo dos alunos, e que resultados esperar dos jovens dinâmicos e bem preparados que vão ingressar no mercado de trabalho com muito conhecimento para colocar em prática.

Fontes:
- David A. Moss, Economia para todos, Academia do Livro, Alfragide, 2009
- António Câmara, O Futuro Inventa-se - a formação de jovens criativos e empreendedores e o papel da nova universidade, Editora Objectiva, Carnaxide, 2009

Sem comentários: