Cultura Científica 2010
Nesta última terça-feira, 8 de Junho, celebrou-se o dia do Agrupamento na escola Nº3 dos Olivais, Piscinas. Neste dia, os alunos participaram em actividades desportivas, exibiram os seus trabalhos realizados ao longo do ano lectivo, e visitaram as salas de aulas que possuíam diferentes exposições dedicadas às várias disciplinas. O estabelecimento de ensino esteve aberto também a ex-alunos, encarregados de educação e às outras escolas do Agrupamento.
Uma vez mais, em semelhança ao ano anterior, fui convidado pelas docentes da disciplina de Ciências Naturais para realizar um evento que complementasse as actividades que viriam a ser desenvolvidas no âmbito do dia do Agrupamento. Desta vez, a iniciativa organizada adquiriu a designação de “Cultura Científica 2010”, tendo como objectivos levar a ciência e os cientistas à escola, dar a conhecer as instituições científicas aos professores e possibilitar a troca de contactos e de experiências entre as várias instituições.
Logo de manhã montou-se a exposição “Laboratório de Imagens”, emprestada pela Associação Viver a Ciência (VaC), com fotografias tiradas durante o processo de investigação científica. Estas figuras expostas serviram de base a um concurso dirigido aos alunos, que pretendia que estes reinterpretassem as imagens, representando o conceito observado de uma outra perspectiva (prémios para os melhores desenhos). Antes do almoço ainda houve tempo para duas palestras, uma sobre a Biodiversidade (por João Monteiro) e outra sobre a importância da História (por Luís Henriques).
De tarde, houve uma palestra sobre insectos no geral e as borboletas e suas metamorfoses em particular (por Lagartagis). Também o Instituto Gulbenkian Ciência (IGC) esteve presente, abordando a questão da hereditariedade, e realizando a extracção de ADN com recurso a reagentes caseiros. Paralelamente a estas actividades, no exterior da sala, a empresa de divulgação científica Neurónios Curiosos realizava actividades interactivas destinadas à jovem audiência, como demonstrações de um vulcão em erupção, metamorfoses de insectos, produtos obtidos através da reciclagem de materiais usados, entre muitos outros.
De salientar que o Jardim Botânico de Lisboa não conseguiu estar presente, mas colaborou fornecendo uma chave dicotómica para a identificação de plantas, que foi usada no final da palestra da biodiversidade. Após a observação de algumas imagens de plantas, os alunos tiveram de identificá-las com recurso à chave dicotómica fornecida, relembrando o modo de usá-la e a sua importância para a identificação das espécies vivas.
Também o Zoomarine colaborou nesta iniciativa, fornecendo material de divulgação.
Desde já, os meus agradecimentos a estas instituições, assim como ao Luís Henriques (apoio na organização) e à comunidade docente, em particular à Professora Elsa Costa (ligação à escola).
Tal como no ano passado, foi oferecido um livro para a biblioteca da escola. Desta vez ofereci "Os Amigos da Menina do Mar", da autoria da bióloga Raquel Gaspar (VaC), no âmbito de um projecto em colaboração com o Instituto Português de Oncologia (IPO), que visa obter fundos para a investigação oncológica.
Colaboraram neste evento:
- Associação Viver a Ciência (VaC): http://viveraciencia.org/index/
- Instituto Gulbenkian Ciência (IGC): http://www.igc.gulbenkian.pt/
- Jardim Botânico de Lisboa (com material de divulgação): http://www.jb.ul.pt/
- Neurónios Curiosos: http://www.neuronioscuriosos.pt/
- Zoomarine (com material de divulgação): http://www.zoomarine.pt/start.php e http://zoomarineblogue.blogs.sapo.pt/
"Neurónios Curiosos" rodeados de jovens super interessados.
Lagartagis fala da metamorfose das borboletas para uma audiência atenta.
O IGC explica os fenómenos de hereditariedade, e procede à extracção de ADN com reagentes caseiros!
Novamente este ano, a Evolução de Charles Darwin marcou presença neste evento. Aliás, bem a propósito, termino este texto com a frase do biólogo Dobzhansky (1900-1975): "Nada em Biologia faz sentido sem ser à luz da Evolução".
2 comentários:
Olá!
Vimos agradecer novamente a oportunidade que nos foi dada de fazermos o que gostamos!
Para nós foi um prazer estar presente, e sentir que os alunos absorvem o que lhes transmitimos é verdadeiramente compensador!
Gostamos do que fazemos e fazêmo-lo com gosto! :)
E parabéns mais uma vez pela excelente iniciativa!
Abraços NeuroCuriosos!
Nós é que agradecemos a disponibilidade dos Neurónios para estimular a curiosidade de outros neurónios! É destes grupos de alunos que saem os futuros cientistas!
Enviar um comentário