domingo, 27 de junho de 2010

O Mundo de Sofia


Sobre o Livro:
Conta a estória de uma jovem rapariga, Sofia, que começa por receber pelo correio cartas com perguntas estranhas, como “Quem és tu?” e “De onde vem o Mundo?”. Seguem-se mais cartas com mais interrogações, mas também com explicações. Vem a descobrir, mais tarde, que quem tem andado a remeter-lhe a correspondência é um professor de filosofia, Alberto Knox, com o intuito de dar-lhe a conhecer não só a disciplina, mas levando Sofia numa interessante, e igualmente fascinante, viagem pelo pensamento filosófico ao longo dos séculos, desde a época dos filósofos pré-socráticos e da Antiguidade, passando pela Idade Média, Renascimento, Iluminismo, até ao presente. O enredo adensa-se quando Sofia recebe postais de um major, de nome Albert Knag, funcionário da ONU em missão no Líbano, mas esses postais são destinados a Hilde, filha do militar. Para além da reflexão dedicada às lições que tem recebido do filósofo, Sofia debruça-se ainda a tentar descobrir quem é Hilde, e por que razão o major envia postais para a sua residência. Este é um romance repleto de reviravoltas, em que nem tudo o que parece é.

O autor aborda uma variedade de acontecimentos e de personagens históricas, mas, mais relevante ainda, faz a contextualização no período em análise, algo muito importante em história. Esta contextualização histórica da sociedade ocidental é extremamente importante para a nossa formação individual e enquanto cidadãos, para melhor compreensão da sociedade que nos rodeia. O autor salienta esta importância logo na abertura do livro, com uma citação do pensador e escritor alemão Johann Wolfgang Goethe: “Quem não sabe prestar contas de três milénios permanece nas trevas ignorante, e vive o dia que passa.”

Se bem que este é um romance inicialmente dedicado a jovens, na minha opinião pode e deve ser lido por pessoas de todas as idades, e por todo o público. Se o leitor gosta de temas como filosofia, história, ciência, religião, política, aventura, mistério, suspense, ou simplesmente de boa literatura, então este é um excelente livro para si. Não se trata apenas de uma leitura de lazer, mas de uma aprendizagem informal.

Sobre o autor:
Jostein Gaarder nasceu em 1952, estudou Línguas Escandinavas e Teologia na Universidade, foi professor de Filosofia, e é autor de diversos contos e romances para crianças jovens. Ganhou vários prémios literários, mas foi com “O Mundo de Sofia” (1991), a sua obra mais conhecida, que ganhou uma maior projecção internacional. Desde 1993 dedica-se exclusivamente à carreira literária.

Fonte:
Jostein Gaarder, “O Mundo de Sofia”, 29ª edição, Editorial Presença, Barcarena, 2009 – tradução de Catarina Belo.

Sem comentários: