terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Edições de Autor



Recentemente deparei-me com a obra "Sofia e o Mestre" do escritor António dos Santos. Trata-se de um conto do quotidiano, que retrata a vida e as relações de um grupo de amigos. O relato centra-se na vida do Mestre, o personagem principal, e gira à volta de encontros e desencontros, do que se toma como garantido e do que se perde. Enfim, trata da correria frenética do dia-a-dia e das conquistas voláteis da vida. 

Mas não me quero centrar tanto no tema nem na análise da obra, mas sim no facto de estar perante uma edição de autor. Nas últimas semanas, tenho-me deparado com algumas obras deste teor, pelo que aproveito para abordar rapidamente esta questão.

A Edição de Autor apresenta-se como uma alternativa à edição convencional, em que o autor conta com  uma editora para ver o seu trabalho publicado. 

Como em tudo, há vantagens e desvantagens, de ambos os lados. No caso da edição convencional, entrega-se a obra à editora, que irá aprovar ou não a publicação, normalmente faz uma revisão técnica, fica responsável pela distribuição, e o autor recebe, em média, cerca de 7 a 10% sobre o preço de capa. Pelo contrário, na edição de autor, a obra é entregue a uma gráfica que trata da impressão, de acordo com as indicações fornecidas previamente num formulário, e entrega ao autor; o escritor é responsável pela distribuição; os lucros são definidos pelo autor. No entanto, algumas empresas que se dedicam às edições de autor também fornecem  serviços de distribuição (com custos acrescentados) ou colocam os livros à venda nos seus sites. 

Deixo alguns links que podem ser consultados:
- a Lulu é uma empresa estrangeira
- A Várzea da Rainha é uma empresa portuguesa
Site com algumas dicas em inglês  

Sem comentários: