sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Promovendo o Pensamento Crítico


Quem por aqui passa, já deve ter reparado que o blogue tem andado parado. Tal deve-se à intensa vida académica, assim como a novos projectos que os colaboradores abraçaram recentemente.

Um desses projectos, e que já aqui mencionámos, é a COMCEPT - Comunidade Céptica Portuguesa, que pretende promover o pensamento crítico com recurso ao método científico.

Em menos de um ano já cumprimos vários objectivos: realizamos tertúlias mensais, mantemos o site com alguma regularidade, e até já realizámos a nossa primeira grande conferência que decorreu na Nazaré.

Um dos nossos objectivos é alertar para as pseudociências, tentando informar as pessoas, esclarecendo-as sobre como distinguir entre ciência e falsa ciência. Por falar nisso, remeto para a divulgação de mais um livro dos cientistas Carlos Fiolhais e David Marçal (os mesmo autores de Darwin aos tiros), Pipocas com telemóveis.
Ainda sobre pseudociência, a revista Super Interessante também dedicou várias páginas a esta temática, no número deste mês (ver).

E para terminar, informa-se que a próxima tertúlia Cépticos com Vox decorrerá brevemente no Café Progresso, no Porto, com o tema Cepticismo na Escola. Esta é uma tentativa de descentralizar as nossas iniciativas, de modo a chegar a um maior número de seguidores.

Sem comentários: