terça-feira, 17 de junho de 2008

Conhecendo Portugal - Sítio das Fontes I

É verdade que em termos de área, o nosso país é pequeno. No entanto, não é menos verdade, que apesar do seu tamanho existem locais pouco conhecidos, locais esses merecedores da nossa atenção e da nossa visita, nem que seja apenas uma vez na nossa vida. Alguns desses locais podem acabar por revelar-se autênticos paraísos.

Pretendo deste modo dar a conhecer alguns desses locais, que não nos enriqueçam somente na perspectiva do lazer, mas também com o intuito de dar a conhecer a geografia, a fauna, a flora e a história desses recantos.
O leitor mais atento pode constatar que nas etiquetas deste post encontra-se a etiqueta "História Regional".
Isto tem uma razão de ser. Para além de ocasionalmente fazer menção à história do local, também colocarei fotografias. E, citando um documentário exibido hoje no canal História: "Fotografia é História" (1). Neste caso é a História da região visitada, portanto, História Regional.

Após esta breve nota introdutória, passo a revelar o local escolhido: O sítio das Fontes.

"O Sitio das Fontes localiza-se ao longo das margens de um esteiro da margem esquerda do rio Arade, perto da Vila de Estômbar, do concelho de Lagoa.
Podemos aqui encontrar uma grande diversidade de ambientes representativos da paisagem mediterrânica - o sapal, o paúl, o matagal, uma pequena lagoa temporária, zonas agrícolas abandonadas e os planos e linhas de água.
É importante do ponto de vista histórico-cultural porque ali se encontram vestígios de actividades humanas que datam de tempos remotos. Os dois moinhos de água são testemunhos mais eloquentes dessa actividade humana. A antiguidade de pelo menos um deles está documentada no "Livro do Almoxarifado de Silves" do século XV." (2)








Nestas fotografias podemos ver o Parque das Merendas, uma imagem do riacho, o moinho de água (em tempos idos, moinhos deste tipo foram muito importantes para a economia local) e o anfiteatro ao ar livre.

(1) Esta afirmação surgiu no contexto de que se não tivessem sido tiradas fotografias em determinadas alturas de acontecimentos como testes nucleares, bombas dissimuladas durante as guerras em objectos do quotidiano, ou o processo de demolição das torres gémeas após o atentado do 9/11, poderia não haver qualquer outro tipo de registo destes acontecimentos, logo, nada que comprovasse que estes acontecimentos realmente ocorreram. Assim, as fotos funcionam como fontes para futuros jornalistas, historiadores, ou outros profissionais interessados. Daí a afirmação "Fotografia é História".

(2) Retirado de "http://municipiodelagoa.net/website/?Concelho:Ambiente:S%EDtio_das_Fontes"

Sem comentários: