quarta-feira, 13 de maio de 2009

79ª Feira do Livro de Lisboa III - Sugestões

Como já foi divulgado neste blog, a feira do livro está quase a terminar (17 de Maio) e, por essa razão, vale a pena lá voltar para fazer as últimas aquisições. Na minha opinião, a compra de livros é um investimento que compensa sempre, muito mais nesta altura em que os leitores podem beneficiar de preços mais acessíveis.
De modo semelhante ao meu colega, deixo também aqui algumas sugestões:

Divulgação Científica:

Richard Dawkins, “O gene egoísta”, Gradiva, 2003

Richard Dawkins, “O relojoeiro cego”, Ciência Aberta, Gradiva, 2007 – Na contracapa podemos ler: “Um livro brilhante e controverso que demonstra que a evolução através da selecção natural – o processo inconsciente, automático, cego e vitalmente não-aleatório descoberto por Darwin – constitui a única resposta à maior questão de todas: porque existimos?
No título, Dawkins faz referência à analogia do relojoeiro, tornada famosa pelo teólogo oitocentista William Paley na obra “Natural Theology”. Paley, que escreveu o livro mais de cinquenta anos antes de Charles Darwin ter publicado “A origem das espécies”, afirmou que a complexidade dos organismos vivos constituía prova da existência de um criador divino, estabelecendo um paralelismo com a forma como a existência de um relógio obriga a aceitar a existência de um relojoeiro inteligente. Dawkins, tendo em conta os processos que subjazem à selecção natural, afirma que, nesse caso, o relojoeiro terá de ser cego.”

Stephen Jay Gould, “A vida é bela”, Ciência Aberta, Gradiva, Lisboa, 1995 – este livro fala sobre a descoberta de um importante registo fóssil com criaturas, de um mar antigo, muito bem conservadas, localizado nas montanhas rochosas canadianas. A sua descoberta foi realizada no início do século XX por Charles Walcott, que não terá realizado uma correcta interpretação da informação fossilizada. Só mais tarde, Harry Whittington, terá voltado a pegar no mesmo material e analisado-o de uma outra perspectiva, aos olhos da evolução como a vemos actualmente.

Stephen Jay Gould, “O polegar do panda”, Ciência Aberta, Gradiva, Lisboa, 2002

Francisco de Arruda Furtado, “Correspondência científica de Francisco de Arruda Furtado”, Instituto Cultural de Ponta Delgada, 2002

Francisco de Arruda Furtado, “Obra Científica de Francisco de Arruda Furtado”, Instituto Cultural de Ponta Delgada, 2008


História & Filosofia:

François Châtelet (direcção), “História da Filosofia – O Iluminismo”, Publicações Dom Quixote, Lisboa, 1983 (adquirido num alfarrabista)

La Mettrie, “O Homem-Máquina”, Editorial Estampa, Lisboa, 1982

Francis Bacon, “Nova Atlântida e A Grande Instauração”, Edições 70, Lisboa, 2008

Richard Stoneman, “Alexandre, o Grande”, Edições 70, Lisboa, 2008


Literatura:

Henry Thomas e Dana Lee Thomas, “Vidas de grandes romancistas”, Edição Livros do Brasil, Lisboa

Clara Pinto Correia, “Adeus, Princesa”, Círculo de Leitores, 1988 (adquirido num alfarrabista)

Sem comentários: