sexta-feira, 10 de junho de 2011

A mudança na vida e nas empresas

“Quem Mexeu no Meu Queijo?” é o best-seller de gestão, da autoria de Dr. Spencer Johnson. O livro está dividido em três partes: o reencontro de alguns colegas de liceu, que serve de introdução; a estória de “Quem mexeu no meu queijo?”, a secção principal da obra; e o debate que os colegas com base na estória previamente contada, que corresponde ao sumário das ideias apresentadas, portanto a parte reflexiva, em jeito de conclusão.

Através de uma fábula, o autor conta a história de quatro personagens com personalidades muito diferentes, dois ratos e dois humanos minúsculos, que vivem felizes num labirinto até ao momento em que o Queijo, que é a base do seu sustento, desaparece. Este é um livro do qual podemos retirar ensinamentos através de metáforas, e os nomes das personagens não são excepção: o rato Fungadela apercebe o cheiro da mudança, o rato Correria é activo e pretende acompanhar rapidamente as mudanças, o humano Pigarro resiste às novidades e critica-as (comportamento semelhante ao do Velho do Restelo) e o humano Gaguinho esforça-se por se adaptar a novas situações. Assim, quando as quatro personagens se apercebem que o queijo desapareceu, têm diferentes reacções. Os ratos vão à procura de um novo queijo, enquanto os humanos ficam a lamentar-se. No entanto, cedo o Gaguinho apercebe-se que as lamentações não o levam a lugar algum e toma a iniciativa de também ele procurar um novo queijo, não se deixando tomar pelo medo e arrisca num novo percurso de vida. Pelo contrário, Pigarro só se lamenta, queixando-se da desgraça, e da negra realidade que se abateu sobre a sociedade. Ao longo da estória conhece-se o percurso tomado por estas duas últimas personagens, em que Gaguinho acaba por conseguir atingir os seus novos objectivos, enquanto o Pigarro, sempre a lamentar-se das desgraças e não acreditando que a mudança pode trazer novas oportunidades, não sairá do mesmo sítio.

Aqui, o labirinto representa a nossa vida, o queijo simboliza aquilo que nos é importante e a que já estamos habituados (um trabalho, um negócio, uma família, condições de vida estáveis, etc.), o desaparecimento do queijo indica a mudança, e as quatro personagens revelam quais as quatro atitudes que escolhemos ter quando as mudanças ocorrem na nossa vida – e vão ocorrer de certeza, porque a mudança é algo natural, parte integrante da realidade. Ou seja, por muito que queiramos não conseguiremos evitar mudanças, mas podemos escolher qual a nossa postura, a nossa reacção face a essas alterações. A melhor escolha, parece-me, é tentar dar a volta por cima, e “procurar um novo queijo”.

Bibliografia:
Dr. Spencer Johnson, “Quem Mexeu no Meu Queijo? – Como lidar com a mudança no seu trabalho e na sua vida”, 3ª edição, Gestão Plus, Lisboa, 2011

Sem comentários: