quinta-feira, 23 de junho de 2011

Vacinas e Saúde Pública

O Jornal Sol dá-nos a conhecer uma realidade preocupante ao informar que há crianças que não estão a ser vacinadas (1), o que terá fortes repercursões a nível de Saúde Pública. O assunto assume uma maior gravidade quando tal se dá porque alguns pais abdicam das vacinas, optando por produtos homeopáticos. Acontece que os produtos homeopáticos NÃO SÃO MEDICAMENTOS!! Por causa de tal atitude, estão a surgir novamente surtos de doenças que estavam controladas, como o Sarampo.

Trata-se de algo que nos deverá fazer reflectir a todos. Os autores deste blog continuarão a acompanhar as notícias e irão realizar esclarecimentos nos próximos dias sobre este tema, de modo a fornecer informação fidedigna. Responderemos a questões como:
- O que são as vacinas?, Para que servem?, Quais os seus resultados?, etc.
por outro lado:
- O que são produtos homeopáticos?, Como (não) funcionam?, Como deveriam actuar?, Porque são rejeitados pela Comunidade Científica e pela Organização Mundial de Saúde (OMS)?

Há no entanto que salientar dois pontos: 1) é uma minoria da população que realiza este disparate (mas é uma minoria crescente); 2) felizmente os primeiros comentários à notícia, no site do jornal, revelam a sensatez por parte dos comentadores, que criticam estas acções baseadas em desinformação.


Sem comentários: