sábado, 20 de agosto de 2011

António Piedade a divulgar ciência

António Piedade é cientista e divulgador de Ciência. No seu percurso académico, conta com uma licenciatura em Bioquímica, mestrado em Biologia Celular e encontra-se prestes a terminar o doutoramento em Tecnologia Bioquímica; a nível de divulgação, colabora num dos blogs de ciência mais lidos em Portugal, o “De Rerum Natura”, escreve crónicas semanais para o jornal Diário de Coimbra, e escreveu dois livros de divulgação de ciência que vou de seguida mencionar.

Apesar da sua formação base em Bioquímica, Piedade escreve de um modo claro e sucinto sobre diferentes temas da ciência. Pela maneira como explana as suas ideias ao longo das páginas dos seus livros, apercebemo-nos que o autor está à vontade nas várias temáticas que aborda, desde a biologia celular, passando pela química e viajando até à física aeroespacial. O autor consegue, assim, levar o conhecimento científico, aparentemente complexo, ao grande público de um modo acessível. Como António Piedade defende, “a Ciência deve voltar a ocupar o seu lugar no senso comum”, junto a todas as pessoas e não apenas dirigida a uns quantos (1).

Desta sua missão resultou o livro “Íris Científica” (2005), abordando as áreas da química, física e biologia. A estas temáticas junta-se o interesse pela história das ciências, o que originou o seu novo livro intitulado “Caminhos de Ciência” (2011), que inclui ainda pinturas da autoria da artista e ilustradora científica Diana Marques. De mencionar que o primeiro livro encontra-se incluído no Plano Nacional de Leitura (Ler +), com interesse para o 2º ciclo e para o desenvolvimento de trabalhos escolares no âmbito das disciplinas científicas.

Planeio abordar aqui temas mais concretos destes livros, num futuro próximo, assim como continuar a acompanhar o percurso deste autor. Antecipo que Piedade tem um projecto em andamento sobre “Comunicação de Ciência na Imprensa Regional”, e que conta a colaboração da equipa deste blog.

Sobre os livros e como podem ser adquiridos:
- "Íris Científica": Associação Viver a Ciência
- "Caminhos de Ciência": Wook
Notas:
(1) – António Piedade passou esta ideia no “I Atelier de Escrita Científica”, realizado em Coimbra (Junho de 2011)

Sem comentários: