segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Biologia: Mas porque é que eu me devo importar com isso?


Estava eu a ver um filme muito muito muito mau, daqueles de domingo à tarde com muita preguiça, em que uma jovem professora vai trabalhar para uma escola “hostil” e começa o seu primeiro dia de aulas de biologia com a seguinte pergunta: “Sabem o que é a biologia?

Ao que um aluno rapidamente responde: “Uma seca que não me interessa!

Impassível, ela continua: “A biologia e a ciência dos seres vivos e processos vitais”.

Certo, é uma definição possível. Mas perante esta resposta, não é de admirar que o adolescente continue a pensar que é “uma seca”. Porque é que ele deve ter interesse por isso dos processos vitais? O que é isso?

Quiçá se ela tivesse respondido algo como: …a biologia é o estudo de todo o mundo vivo que nos rodeia, incluindo nós próprios. É a ciência que explica porque é que somos como somos, como é que “aqui” chegamos, como é que nos relacionamos com os outros seres que nos rodeiam, porque é que partilhamos características com todos os outros seres vivos do planeta, desde as ínfimas bactérias até à baleia azul!...e muito muito mais! A biologia é a vida! E a vida interessa a todos!

É assim que eu vejo esta coisa vasta que é a biologia.

Ok, quiçá a turma não entrasse num transe de interesse imediato, mas podia ser um melhor ponto de partida que, talvez, já tocasse as mentes de alguns jovens.

Só uma pequena nota esperançosa num feriado sonolento...

Sem comentários: