sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Ciência Viva no Verão




Desde o passado dia 15 de Julho e até ao próximo dia 15 de Setembro, um pouco por todo o país, a ciência sai à rua no programa Ciência Viva no Verão da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

Os membros a equipa Armarium Libri colaboram em várias dessas iniciativas, que voltam a ocorrer a partir do dia 28 de Agosto. As actividades são as seguintes:

  • FERTILIZAÇÃO EM OURIÇOS DO MAR
Datas e horário: 28, 29, 30 e 31 de Agosto - às 15:00h

Descrição: Os ouriços-do-mar das praias portuguesas são óptimos modelos para estudar o processo reprodutivo. Nesta iniciativa, iremos realizar uma actividade experimental de fertilização em ouriços-do-mar, para comparar com a fertilização em humanos. Será também abordada a importância deste grupo de animais para a manutenção da Biodiversidade. No final, serão feitos pequenos jogos de associação de conceitos.


  • A VIDA NA PRAIA - BANHOS DE SOL E BANHOS DE LUA
Datas e horário: 29 e 30 de Agosto - às 21:00h
30 e 31 de Agosto - às 10:00h

Descrição: Zona intertidal é o nome que se atribui à faixa de território costeiro de transição entre o meio marinho e terrestre. A maior parte de nós desconhece a biodiversidade da zona costeira. Sabia que existem lebres do mar? E caranguejos azuis? Propomos um banho de Sol para descobrir as cores da vida da praia ou um banho de Lua para se maravilhar com a magia do Oceano.


  • O AROMA DO AMOR E OS SEUS ENGANOS - O COMPORTAMENTO SEXUAL DOS ESCARAVELHOS
Datas e horário: 3 e 8 de Setembro - às 11:00h
6 e 10 de Setembro - às 15:00h

Descrição: Os escaravelhos são o grupo animal com maior numero de espécies, representando 25% da biodiversidade mundial e têm um papel fundamental no equilíbrio ambiental. No entanto, a sua importância e biologia são desconhecidas para a população. Nesta actividade, vai ter a oportunidade de conhecer melhor e testar a importância das feromonas no acasalamento de uma espécie de escaravelho, o bicho-da-farinha.



Para participarem nestas ou quaisquer outras actividades do Ciência Viva no Verão, basta fazer uma inscrição gratuita na página do Ciência Viva, aqui!

Sem comentários: