segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Escrever uma Tese em Bom Português

Encontramo-nos no início de um novo ano lectivo. Terminam as férias, os passeios, o descanso e reiniciam-se as aulas, o estudo e os exames. Para alguns começa o estágio e já se preparam para escrever a Tese. É esta a minha deixa para sugestão de dois livros, que podem ser de particular utilidade nesta altura do percurso de formação de todos nós.
O primeiro livro trata, como o próprio título indica, sobre “Como escrever uma tese, monografia ou livro científico usando o Word”, dos autores Alexandre Pereira e Carlos Poupa. Acho este livro sugestivo não só por explicar as normas de redacção de uma tese (poupando trabalho ao orientador), como também por explicar tutorialmente, com recurso a texto e imagens, as várias formatações necessárias em word (notas, referências, índices remissivos, tabelas, figuras, quadros, equações e gráficos).
No entanto, antes de escrever uma tese, é necessário saber escrever. Saber escrever em Português. Esta minha ênfase neste assunto, resulta da chamada de atenção de muitos docentes, inclusivamente a nível universitário, sobre o facto de encontrarem inúmeros erros, sejam eles gramaticais ou ortográficos, tanto em exames como nas próprias teses. Assim, este livro dedica um capítulo à escrita (Capítulo 4 – Escrever correctamente).
Por falar em escrever correctamente, a segunda sugestão é novamente dedicada à escrita de Português, porque nunca é de mais insistir. Desta vez o título indicado é “Complementos Indirectos – Um Guia Prático para uma Escrita Feliz em Português”, da autoria de Clara Pinto Correia. Este livro é o resultado das aulas leccionadas pela docente, no Workshop de Escrita para Biólogos, na Universidade Lusófona. O interesse deste livro passa não só pelas indicações que a autora dá sobre como escrever correctamente em português (pontuação, gramática ou ortografia), como também pelos exercícios que se encontram ao longo da obra.

Nota: Apenas como curiosidade, por coincidência, os três autores são docentes na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.


Referências:

Alexandre Pereira & Carlos Poupa, “Como escrever uma tese, monografia ou livro científico usando o Word” – 3ª edição - revista, Edições Sílabo, Lisboa, 2006

Clara Pinto Correia, “Complementos Indirectos – Um Guia Prático para uma Escrita Feliz em Português”, Quasi Edições, Vila Nova de Famalicão, 2007

Sem comentários: