quinta-feira, 24 de setembro de 2009

"Bull and Bear...Markets"

Eis mais uma sugestão de leitura, desta vez virada para a área da gestão pessoal.
No último post dedicado a este assunto, falei de um livro de Camilo Lourenço, destinado ao público em geral, cujo tema central era sobre como poupar[1].
De facto, de acordo com os princípios do capitalismo, um dos principais passos para a criação de riqueza é a poupança. Tendo conseguido juntar algum dinheiro e colocado de parte, o próximo passo é investir esse dinheiro, de modo a gerar riqueza. Há vários investimentos que podem ser realizados, dependendo da quantia disponível. Ele há quem invista em obras de arte, em casas, em planos poupança reforma (PPR), noutro tipo de depósitos a prazo, investimentos na bolsa, etc. Como vemos há vários tipos de investimento, tendo em vista a rentabilização do seu dinheiro, cada um com as suas vantagens e, também, desvantagens. Tudo depende da personalidade do investidor (e. g. Se o investidor for propenso ao risco talvez invista em acções; se, pelo contrário, for mais cauteloso, talvez opte por um depósito a prazo). E o investimento é algo que é necessário realizar ao longo do nosso percurso de vida, seja porque iremos precisar de financiamento para qualquer projecto, ou para usufruto na reforma (uma vez que as reformas são, geralmente, baixas). Além disso, sejamos sinceros, se queremos uma vida melhor temos de fazer por isso, não podemos esperar que uma vida boa “nos caia do céu por obra e graça do Espírito Santo”, ou o mesmo seja dizer, não podemos (nem devemos!!) estar à espera de ajudas e benesses do Estado.
A sugestão de leitura de hoje vai para o livro com o título “A Bolsa para Iniciados”, da autoria de Fernando Braga de Matos[2]. Anteriormente já tinha publicado o livro “Ganhar em Bolsa”, um manual de cerca de 550 páginas. Devido ao sucesso desse livro e a necessidade de abordar o mesmo tema dirigido a um outro público-alvo, surge a obra sobre a qual vou falar (esta menos volumosa – cerca de 200 páginas).
Quando se fala em investir na bolsa há dois conceitos que as pessoas têm em mente: “comprar barato para vender caro” e “um grande risco associado”. Este último em especial é verdade, mas não nos esqueçamos que quanto maior o risco, maiores também serão os lucros (Daí não se dever investir todas as poupanças, mas apenas uma parte). No entanto, para minorar os riscos existentes, neste livro o autor explica: em que investir (ter uma carteira diversificada), como investir, e quando investir (principalmente durante o Bull Market). Para sabermos se é bom período para começar a investir ou se devemos aguardar mais um pouco, procedemos a uma análise técnica com o intuito de analisar a designada “Tendência Bolsista”, uma vez que, como sabemos, existem ciclos de crescimento e de decréscimo económico. Assim chegamos a dois conceitos importantes:

“(...) os prenúncios de expansão económica dão a partida para a Tendência ascendente da Bolsa, o chamado Bull Market. E depois ocorre o movimento inverso e aparece o Bear Market, a tendência descendente da Bolsa, também com diferimento.[3]

Por outras palavras, desde que o mercado pareça dar sinais de crescimento e até atingir o seu auge encontramo-nos no Bull Market, a partir do momento em que encontramos nos gráficos as figuras de reversão, isto é, sinais de que o mercado não vai crescer muito mais, podemos esperar de seguida uma descida e aí estaremos no Bear Market (uma boa altura de vender as acções para manter os lucros). Mas tudo isto está bem explicado no livro.
Uma das maneiras de iniciar-se na bolsa é contactando o seu banco (que será o seu intermediário) onde abrirá um dossier de títulos e depois poderá realizar as suas transacções on-line, no conforto do seu lar (como as coisas evoluíram!). Também on-line tem toda a informação que poderá consultar, nomeadamente as oscilações diárias da bolsa, assim como as semanais, mensais e anuais (importantes para a Análise Técnica[4]).
Ou eu muito me engano ou estamos a entrar no designado Bull Market, pela análise técnica por mim realizada. É, portanto, esta a melhor altura para investir, tendo em vista o longo prazo, e quando este ciclo terminar quando reentrarmos novamente no Bear Market, há que vender as acções e usar a técnica “STOP LOSS” explicada pelo autor. E assim, deste simples modo, fazemos um investimento de onde retiraremos lucros. Lucros esses que poderão ser aumentados por outras técnicas que o autor divulga.
Chega de assuntos técnicos, termino a falar apenas do livro em si. Frequentemente, deparo-me com a necessidade de livros de divulgação, escritos por especialistas da área que consigam explicar conceitos complicados ou abstractos ao cidadão comum. Vejo essa necessidade não só na ciência que é a minha área de trabalho, como também na economia/gestão e em História[5]. Este livro é um claro exemplo de como esse objectivo foi conseguido. A matéria está clara, explícita, o texto vem intercalado com várias tabelas e gráficos de modo a que qualquer um possa acompanhar o raciocínio. O autor desmistifica certos preconceitos, como os investimentos na bolsa serem só para ricos e pessoas da área de economia, ou a existência de um “bicho-papão” nesses investimentos; na realidade esta é, cada vez mais, uma ferramenta que permite ao cidadão comum gerar a sua riqueza, desde que devidamente informado!!, daí a importância de ler este livro, ou outro semelhante. Além disso este livro está escrito com um bom sentido de humor e algumas citações hilariantes, como as que seguem:

Se os mercados fossem eficientes, eu não passaria de um pedinte.” – Warren Buffett – investidor bem-sucedido e o homem mais rico do mundo”, p. 96

Se conseguires manter a calma quando todos à volta perderam a cabeça, então é porque não percebeste a situação”. – Kipling p. 130

No entanto, o leitor tenha atenção porque há uma gralha nas tabelas da p. 137: os cálculos não estão feitos para um ganho de 5%, mas sim de 6%!! (Sim, dei-me ao trabalho de fazer as contas); na tabela de baixo, comparando as duas colunas, o ganho não é 10 vezes maior, mas sim cerca de 6 vezes maior. Seria 10 vezes se comparasse com os resultados da tabela de cima. No entanto, isto é de menor importância, pois creio que se deva a erros de formatação, nada mais. Este livro, na minha opinião está muito bom, e é uma leitura que sugiro vivamente.

Sites úteis[6]:
- o site do seu banco;
- http://www.nextbolsa.com/
- http://www.cmvm.pt/cmvm
- http://www.finbolsa.com/
- http://www.clubeinvest.com/bolsa/index.php
- http://finance.yahoo.com/
- http://www.mscibarra.com/index.jsp
- http://www.nyse.com/
- http://www.nasdaq.com/
entre outros...


Bibliografia:

Fernando Braga de Matos, “A Bolsa para Iniciados”, Editorial Presença, Lisboa, 2008



[1] http://armariumlibri.blogspot.com/search/label/Economia%2FGest%C3%A3o
[2] Na capa vem a seguinte referência sobre o autor: “(...) nasceu no Porto em 1943. Formado em Direito, exerceu advocacia e foi professor universitário. Joga na Bolsa desde 1969, desenvolvendo em simultâneo a actividade de cronista em jornais e revistas sobre economia política há cerca de 30 anos (...)”.
[3] “A Bolsa para Iniciados” (2008), p. 97.
[4] Há dois tipos de análise a ter em conta: A Análise Fundamental (AF) para escolher as acções, e a Análise Técnica (AT) “para analisar e medir o «tempo» do mercado”. Grosso modo, para realizar a AF recorre-se a cálculos, se quisermos saber, p. ex. o Price Earning Ratio (PER) ou o Dividend Yeald (DY), entre outros; e para Realizar a AT recorre-se, essencialmente aos gráficos pois o que pretendemos saber é a tendência.
[5] Em abono da verdade, tem havido um enorme esforço na área da divulgação científica e na área da Economia/Gestão, estando ao dispor do público uma panóplia de literatura sobre estes temas. Basta procurar nas grandes livrarias (FNAC, Bertrand, etc.)
[6] “A Bolsa para Iniciados” (2008), conforme pp.59-60

Sem comentários: