sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Sobre Mitologia- Cassandra

Na realidade, o texto que se segue pretende ser apenas uma breve nota introdutória à personagem da mitologia clássica. Não irei discorrer longamente sobre o assunto, nem tão-pouco estabelecer relações com outros personagens, temas, ou conceitos.


Filha do rei Príamo e da rainha Hécuba, Cassandra é uma personagem da mitologia Grega, presente na obra Ilíada, de Homero. Devota de Apolo, este Deus apaixona-se por ela e ensina-lhe os segredos da profecia. Quando Cassandra se recusa a dormir com o Deus Apolo, este decide vingar-se, maldiçoando-a, de modo que a população de Tróia deixa de acreditar nas profecias catastróficas de Cassandra. Até o rei Príamo, seu pai, rejeita a ideia de que Tróia será destruída após um ataque dos gregos e, deste modo, recusa destruir um cavalo de madeira que fora levado para o interior das muralhas da cidade.
O resto da história é sobejamente conhecida, os gregos saem do interior do cavalo, onde aguardavam escondidos, destruindo a cidade, e espalhando o horror e a devastação.

Sem comentários: