terça-feira, 13 de abril de 2010

Gustave Doré - breve perfil de um ilustrador

Como dissemos no texto anterior, falaremos brevemente aqui de Gustave Doré (1833-1883) desenhador e ilustrador francês que, entre outros trabalhos, fez as imagens que acompanhavam algumas das fábulas de La Fontaine. Foi muito jovem que começou a evidenciar talento: aos 15 anos, por exemplo, desenhava para o Journal pour rire. Muito do seu sucesso decorreu do facto de ilustrar clássicos bem conhecidos e de assim os valorizar com imagens apelativas, de grande vivacidade dramática e de cuidado pormenor. Ilustrou o Inferno de Dante (1861), o Dom Quixote (1863), a Bíblia (1864), os Idílios do Rei, do poeta Tennyson (1867-1868) e, como já se fez notar, as Fábulas de La Fontaine (1866). Doré foi um ilustrador de talento poderoso, mas têm-se-lhe assinalado algumas falhas: "Possuía limitada educação artística, e a procura dos seus trabalhos era grande demais para lhe permitir tempo de se aperfeiçoar na técnica do desenho. (...) faltavam-lhe as duas qualidades necessárias à arte séria: o estudo e a concentração. Possuía em alto grau as do improvisador, e, também os defeitos que lhe andam ligados. A sua imaginação fantasista opunha-se a uma observação exacta da natureza. (...) Em compensação, a força, a abundância, o imprevisto, os jogos fantásticos de sombra e luz, o Doré ilustrador tudo isso tinha." (GEPB, vol.9., pp.254-255) Como exemplo deste talento original, deixamos duas belas ilustrações das referidas Fábulas.


"O lobo, a mulher e o filho" (p.270)



"O pavão queixando-se a Juno"
(p.201)
Referências:
Sobre Gustave Doré: Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, vol.9, Lisboa - Rio de Janeiro, Editorial Enciclopédia Limitada, s.d., pp.254-255.
As imagens vêm da obra: La Fontaine, Fábulas de La Fontaine - traduzidas ou adaptadas por poetas portugueses e brasileiros do século XIX, Porto, Moderna Editorial Lavores, 1996, pp.201 e 270.

Sem comentários: