quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Exposição "A Evolução de Darwin" - Porto

Informa-se que a exposição "A Evolução de Darwin" estreou a semana passada na cidade do Porto, e ficará em exibição até 17 de Julho. Esta iniciativa coincide com a continuação da celebração do centenário da República (1910-2010) e com o centenário da Universidade do Porto (1911-2011).
Este evento tem por base a mesma exposição que se realizou em 2009, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, por altura da comemoração dos 200 anos do nascimento de Charles Darwin e dos 150 anos da publicação da sua obra máxima "A Origem das Espécies". No entanto, apresenta dois módulos novos muito interessantes dedicados à genética humana e à recepção do Darwinismo em Portugal.
Destaque para o local onde se realiza a exposição, que é na Casa Andresen, sito no Jardim Botânico do Porto, palacete que pertenceu aos familiares da escritora portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen, e posteriormente, serviu de departamento de Botânica para aulas universitárias. Uma vez que o edifício se encontrava profundamente degradado, foram efectuadas obras de reabilitação para acolher este evento, sendo que no futuro este espaço dará lugar a um museu de biodiversidade.
Existem, portanto, várias razões para visitar esta iniciativa cultural no Porto: vê a exposição, visita as estufas onde estarão animais e plantas que representam a biodiversidade que Darwin encontrou na sua viagem, conhece a famosa Casa Andresen, e passeia pelos belos jardins que rodeiam o palacete.


Sem comentários: