sexta-feira, 23 de maio de 2008

Compostagem I - Resíduos Sólidos Urbanos



O crescimento dos níveis de consumo têm levado a um enorme aumento da quantidade de resíduos. Face a isto, a União Europeia estabeleceu uma hierarquia preferencial das opções de gestão de modo a por um lado maximizar a eficiência na utilização dos recursos naturais e por outro lado minimizar os negativos impactos ambientais associados aos resíduos. Para isso, os Estados-Membro da UE em vez de enviarem os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) para o aterro, devem focar-se no topo da hierarquia da gestão sustentável . Dentre estas medidas encontramos a reciclagem da fracção orgânica dos RSU onde se incluem técnicas como a compostagem e a digestão anaeróbia.

Os RSU dividem-se em restos orgânicos (sobras de comida e aparas de jardins) e em resíduos perigosos (pilhas ou tintas). A proveniência destes resíduos vai desde a doméstica, passando por estações de tratamentos de águas (lamas), até indústrias e instalações agro-pecuárias.
Os restos orgânicos são de fácil degradação, e a sua reciclagem pode ser feita através de compostagem(com presença de oxigénio) ou digestão anaeróbia (em ausência de oxigénio).
Para que a reciclagem orgânica tenha sucesso é necessária uma correcta separação desses resíduos, de preferência que a separação tenha origem na fonte, isto é, na casa de cada um de nós. Se assim for, verificar-se-á a implantação da compostagem doméstica e em pequenas comunidades, redução considerável de RSU a recolher pelos sistemas de gestão, essa separação conduzirá à sensibilização dos cidadãos, contribuirá para o envolvimento social das comunidades, após a recolha o composto pode ser vendido como adubo na agricultura, trazendo claros benefícios ambientais e económicos.
São várias as alternativas para a recolha selectiva de resíduos: porta-a-porta, contentores de rua ou ecocentros.


Base de dados bibliográfica com centenas de publicações sobre compostagem, digestão anaeróbia e recolha selectiva de resíduos orgânicos:

Referências:

http://www.zeroresiduos.info/

Sem comentários: