sexta-feira, 23 de maio de 2008

Compostagem II - O que está ao nosso alcance?

Quem habita em zonas rurais ou moradias com espaço, tem a possibilidade de realizar compostagem doméstica com o intuito de transformar restos orgânicos em composto.
Para quem está interessado há que começar por escolher um local. Convém que o compostor esteja próximo de casa e com fácil acesso à água para facilitar a rega. Se habitar num clima seco coloque a pilha de compostagem debaixo de uma árvore, o que proporciona sombra e evita que seque. Se habitar num local extremamente húmido, então convém resguardar o compostor, pois água em excesso atrasa o processo de decomposição.
O compostor deve ser, de preferência, colocado sobre terra em vez de um solo impermeabilizado, pois deste modo, permite a drenagem de água e facilita a entrada de microorganismos do solo benéficos para a pilha de composto.

Qual o melhor compostor?
Se tiver um quintal não precisa de compostor. Coloque os restos orgânicos empilhados em pirâmide, ou alternativamente, após cavar um buraco na terra (25 a 40 cm de profundidade e 60 cm de diâmetro), deposite aí o seu material.
Se for pretendido recorrer a um compostor, pode fazer o seu próprio ou adquiri-lo comercialmente. São diversos os tipos de compostores a ter em casa: compostor duplo, de madeira, de rede, ninho ou pilha.

O que se pode compostar?
Os materiais orgânicos a compostar dividem-se em verdes e castanhos. Os verdes possuem elevados níveis de azoto, e os castanhos elevados níveis de carbono. Para que a compostagem decorra da melhor forma, sugere-se igual mistura dos dois componentes (ver tabela 1).
Não se deve juntar nem peixe, nem carnes, nem derivados, de modo a não atrair animais indesejáveis.




Sobre como construir o seu próprio compostor:
http://www.zeroresiduos.info/images/stories/compostagem/tca_de_cons_compostor.pdf
Sobre como manter a sua pilha de compostagem:
http://www.zeroresiduos.info/images/stories/compostagem/manut__pilha.pdf


Referências:

Tabela 1 retirada de:
http://www.zeroresiduos.info/images/stories/compostagem/mat_podem_n_podem_comp.pdf

Texto adaptado de: www.zeroresiduos.info

Sem comentários: