sexta-feira, 23 de maio de 2008

Compostagem III - Vermicompostagem

A vermicompostagem é um processo de formação de fertilizante (vermicomposto) com recurso a vermes e outros invertebrados.
As minhocas vermelhas (Eisenia foetida) são as mais usadas pois preferem meios ricos em matéria orgânica, toleram uma larga gama de factores ambientais, processam rapidamente grandes quantidades de resíduos biodegradáveis e dão-se bem em populações numerosas. São usadas para decompor resíduos alimentares, de jardim, agrícolas e lamas.
Há certos cuidados a ter com estes tipos de minhocas, tais como fornecer-lhes grandes quantidades de humidade, pouca luz devido à sua sensibilidade, níveis de pH entre 5 e 9, temperatura entre os 15 e 25ºC e arejamento pois elas são aeróbias.

Para quem mora em apartamentos e não tem acesso a solo, pode realizar vermicompostagem doméstica, de modo a processar restos de comida e também de plantas.
O contentor deste tipo de compostagem é denominado de vermicompostor, e sendo de reduzidas dimensões ocupa pouco espaço. Juntando a isto o facto de não libertar odores, possibilita a localização dentro de casa. Pode ser uma caixa de plástico ou madeira, com pequenos orifícios.
Referências:

1 comentário:

Anónimo disse...

O Armarium Libri está na vanguarda da protecção do ambiente!