segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Washington Irving

A editora Tinta da China publicou recentemente um conjunto de contos do autor norte-americano Washington Irving. A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça e Outros Contos saíram em Novembro de 2008. Washington Irving nasceu em Nova Iorque a 3 de Abril de 1783 e faleceu na mesma cidade a 28 de Novembro de 1859. Foi advogado, mas deixou a profissão para se dedicar à escrita, após o sucesso de History of New York. A partir de 1819 e até 1820 publicou The Sketch Book of Geoffrey Crayon, Gent, que inclui os célebres contos Rip van Winkle e The Legend of Sleepy Hollow, este já publicado em português pela Europa-América. O mesmo conto foi transposto para o cinema em 1999, com Johnny Depp e Christina Ricci nos papéis principais. Estes contos são de todo o interesse não só por causa da sua originalidade, mas também por reflectirem uma modernização da narrativa operada pelos inícios do século XIX em todo o Mundo (lembre-se, por exemplo, o início do Romantismo) e também nos Estados Unidos. Para quem não quiser abdicar do estilo original do autor estrangeiro, a obra está também publicada pela Penguin Classics.
Para uma síntese biográfica, v. site das Edições Tinta da China: http://www.tintadachina.pt/author.php?code=d773f00f5734610b4a8c09716aff19e0.
Fonte: Lexicoteca - Moderna Enciclopédia Universal, Círculo de Leitores, vol.10, p.277.

2 comentários:

João Lourenço Monteiro disse...

Sobre Washington Irving, tenho um livro intitulado "Lendas de Alhambra", Fernando Pereira Editores.
Está esquecido numa prateleira do meu quarto. Ainda não o li. Fica para breve.

Abraços

Anónimo disse...

A Lenda do Astrólogo foi publicada na obra com esse nome ("Tales of Alhambra") em 1832. São histórias baseadas na estadia de W.I. em Espanha. Está incluída nesta edição da Tinta da China.